É o procedimento realizado após uma lipoaspiração abdominal para retirar o excesso de gordura e marcas de distensão do abdome inferior abaixo do umbigo, sem a necessidade da aproximação dos músculos reto abdominais.
O procedimento é mais procurado em casos de grande perda de peso ou após a gravidez, por pacientes com pouca flacidez de pele, e excesso moderado de gordura.
Pode ser realizada por anestesia geral ou por bloqueios peridural ou raqui medular com sedação intravenosa no qual o paciente dormirá por todo o procedimento, sendo essa uma escolha de nossas equipes anestésicas conforme o tempo cirúrgico, a complexidade do procedimento e a individualidade de cada pessoa. Sendo sempre atendido o que for mais seguro para cada paciente.
Uma incisão horizontal é feita na área inferior do abdome, a poucos centímetros do púbis onde retira-se a pele até a porção central.
O fechamento é realizado por planos do ferimento logo após a retirada do excesso de pele (dermolipectomia abdominal), seguido da colocação do curativo.
A lipominiabdominoplastia é uma cirurgia com recuperação imediata e desconforto pequeno.
A lipominiabdominoplastia foi desenvolvida não apenas para a retirada de pele e gordura mas principalmente para remodelagem do corpo aliada à técnica de lipoaspiração.