É o procedimento mais realizado no Brasil e no mundo. Pode ser realizado por várias técnicas, sendo um procedimento operado dependente, não importando o método que se escolha o objetivo é alcançar um contorno corporal harmonioso. Procedimento geralmente realizado por meio de cânulas e lipoaspirador especiais, consegue remover a gordura localizada e trazer um contorno perto do ideal.
A Lipoescultura é a reutilização da gordura lipoaspirada do próprio paciente para acentuar áreas como glúteos (bumbum), mamas, e outras partes que apresentem irregularidades de contorno com depressões (buracos), ou ainda outras alterações de relevo corporal.
A lipoaspiração é realizada em diferentes áreas como: dorso, flancos, abdômen anterior, entre-coxas, braços, joelhos, tornozelos, braços, região mentoniana (papada), entre outras regiões do corpo que necessitem melhorar o contorno.
Pode ser realizada por anestesia geral ou por bloqueios peridural ou raqui medular com sedação intravenosa no qual o paciente dormirá por todo o procedimento, sendo essa uma escolha de nossas equipes anestésicas conforme o tempo cirúrgico, a complexidade do procedimento e a individualidade de cada pessoa. Sendo sempre atendido o que for mais seguro para cada paciente.
Começa com micro incisões logo abaixo da pele para alcançar a gordura através de uma cânula (tubo bem fino e oco), que é inserido para soltar o excesso de gordura. A gordura é então aspirada com o auxílio de um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.
A lipoaspiração realça o contorno de muitas partes do corpo e melhora a silhueta do paciente. É um procedimento seguro nos casos de gordura localizada, e praticamente não deixa cicatrizes.
Fica claro que este é um procedimento que não visa o emagrecimento, e sim a harmonia do contorno corporal.