Blog

Rinoplastia: Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia

A rinoplastia é uma cirurgia que remodela ou diminui o tamanho do nariz, melhora sua aparência e proporção em relação ao rosto. Com a exposição nas redes sociais, especialmente com as selfies, a procura de cirurgias estéticas como essa ficou ainda maior.

A busca pela harmonia facial e melhora da autoestima do paciente são os principais motivadores para o procedimento.

Enquanto o formato do nariz é resultado da hereditariedade, a aparência pode ter sido alterada por trauma ou cirurgia anterior. O principal objetivo costuma ser estético. Porém, é possível realizar ao mesmo tempo uma cirurgia funcional das vias aéreas.

O aumento da rinoplastia na era das selfies

Com as redes sociais e grande número de fotos postadas todos os dias, a procura por cirurgia plástica e procedimentos estéticos aumentou. Se a insatisfação com algum detalhe do rosto já existia, na era das selfies e grande exposição nas redes sociais isso só se intensifica. Segundo estudo da Academia Americana de Plástica Facial e Cirurgia Reconstrutiva (AAFPRS), as plásticas faciais cresceram 55% em 2017, com procedimentos como a toxina botulínica e a rinoplastia.

Na pesquisa, cerca de 33% dos pacientes admitiram que a maior exposição do rosto na internet foi o motivo da procura pela cirurgia. No entanto, 57% também realizaram a mudança para ganhar promoções ou até mesmo se sentirem mais competitivos no mercado de trabalho.

 

Posso escolher o formato que quero para meu futuro nariz?

São analisadas as linhas do rosto do paciente e os ângulos do nariz, de modo que a rinoplastia deixe o nariz mais harmônico e preserve a naturalidade da face.

Além disso, a qualidade da pele do nariz pode interferir no prognóstico do resultado desejado.

Angulos nariz - rinoplastia

 

Quais as vantagens da rinoplastia aberta?

A rinoplastia pode ser realizada com procedimento aberto ou fechado. Na cirurgia fechada, as incisões são escondidas no interior do nariz e o procedimento é realizado sem a exposição das estruturas.

Eu opto pela rinoplastia aberta, que permite a reestruturação do nariz. Ela é realizada com uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Com isso, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura nasal.

Sendo assim, a rinoplastia aberta permite que o cirurgião tenha a visualização completa das estruturas que precisam ser diminuídas. Portanto, consegue medir exatamente a área que deve ser retirada.

Além disso, hoje fazemos a rinoplastia aberta estruturada, em que é realizada a reestruturação do nariz com cartilagens. Nesse procedimento, é retirada a cartilagem do próprio septo nasal, da concha auricular ou da costela. É preciso que nariz esteja aberto para fazer essa reestruturação.

 

Como é a cicatriz da rinoplastia?

A rinoplastia deixa cicatrizes imperceptíveis, pois se trata de uma área com boa cicatrização. A incisão é realizada na columela, tecido que separa as narinas. Há também cortes internos nas asas nasais.

Os pontos dados na columela são retirados de 7 a 10 dias. Os pontos internos na mucosa nasal são dados com fios absorvíveis e não sendo retirados e nem deixando cicatriz visível.

Cicatriz - ilustracao rinoplastia

 

Como é a anestesia da rinoplastia?

As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. De qualquer forma, os medicamentos são administrados para promover o conforto do paciente durante a cirurgia. A equipe analisa qual a opção mais adequada em cada caso.

 

Como é a recuperação da rinoplastia?

Após uma cirurgia de rinoplastia, o paciente terá sobre seu nariz um curativo modelador com tiras de micropoore. Por cima desse curativo é colocada uma placa de acrílico chamada de “Aquaplast”, que após esquentada em agua quente fica mole temporariamente e quando colocada em cima do nariz será moldada pelo cirurgião. Essa placa terá a função de conter o edema do pós-operatório inicial.

São necessários ainda cuidados como não bater no nariz recém-operado e não pegar sol diretamente sobre o nariz. O uso de óculos sobre o acrílico é permitido e após a retirada do acrílico e dos curativos é preciso utilizar protetores para a colocação de óculos, nada que interfira nas atividades do cotidiano do paciente.

O inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas. Em um mês já é possível perceber mudanças significativas. Pode levar até um ano para o novo contorno nasal ser redefinido completamente.

 

Quais os cuidados no pós-operatório?

O pós-operatório da rinoplastia é tranquilo. Os pontos dados na columela são retirados de 7 a 10 dias. Os pontos internos na mucosa nasal são dados com fios absorvíveis e não são retirados e nem deixam cicatriz visível. Entre os cuidados estão?

– Evitar vento ou friagem na primeira semana e sol por pelo menos quatro semanas ou enquanto houver manchas e equimoses.

– Trocar o tampão externo tantas vezes quanto necessário.

– Cuidados com o gesso ou imobilizador para não traumatizar o curativo.

– Evitar a umidade no nariz.

– O uso de óculos sobre o acrílico é permitido e após a retirada do acrílico e dos curativos é preciso utilizar protetores para a colocação de óculos, nada que interfira nas atividades do cotidiano do paciente.

 

Como fica a respiração após a rinoplastia?

A rinoplastia busca melhorar as condições estéticas e, quando preciso, corrigir algumas alterações respiratórias. No período pós-operatório pode haver alguma dificuldade respiratória. Entretanto, com o decorrer do tempo tende a normalizar.

Quando for preciso, a correção do septo pode ser realizada simultaneamente.

Por favor preencha todos os campos! Seus dados foram enviados.

Assine nossa
Newsletter

Contato