Blog

Otoplastia

É um procedimento cirúrgico que busca a correção de uma rara anomalia estética que afeta as orelhas, tornando-as desproporcionais à face (conhecida como “orelha em abano”). Esta anomalia não traz riscos à saúde do corpo, mas, infelizmente, causa uma série de problemas de ordem psicológica em crianças devido ao deslocamento social em suas escolas e outros ambientes de convívio.

Este procedimento pode ser realizado em pacientes de todas as idades, de acordo com as expectativas e objetivos individuais de cada um. Mas é especialmente mais eficiente em crianças entre 6 e 7 anos de idade.

 A Otoplastia é indicada para os seguintes casos:

 – Orelhas muito grandes – uma rara condição chamada macrotia.

– Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus, não associados à perda auditiva.

– Insatisfação pessoal do adulto com a cirurgia prévia da orelha.

Procedimento:

Anestesia: Pode ser realizada de forma local com sedação intravenosa, ou anestesia geral, sendo esta uma escolha das nossas equipes anestésicas, de acordo com o tempo da cirurgia, com a complexidade do procedimento e também com a individualidade de cada paciente. Sempre optando pela alternativa que proporcione mais segurança e conforto.

 Incisão: O procedimento pode ser realizado tanto para aumentar o anti-hélice dentro da borda da orelha, quanto para diminuir a cartilagem da concavidade mais profunda do ouvido externo, a chamada “concha”. Na maioria das vezes, as incisões da Otoplastia são realizadas atrás da orelha; caso seja necessário, faz-se as incisões na região frontal da orelha, utilizando as dobras da frente para esconder as cicatrizes.

Recuperação:

A recuperação do procedimento é bastante rápida em relação a outros tipos de cirurgias faciais. Por apenas 24 horas o paciente ficará com uma espécie de capacete e ataduras de crepom, que controlarão possíveis sangramentos pós-operatórios. Depois de passada essa fase da recuperação, o paciente ficará com um curativo nas orelhas até a retirada dos pontos, podendo levar de 7 a 14 dias. Após a retirada dos pontos, o paciente usará uma faixa modeladora para dormir, que manterá o posicionamento e integridade das orelhas até a completa cicatrização.

 Resultados:

A Otoplastia proporciona uma harmonia das orelhas no seu eixo em relação ao eixo da face. As cicatrizes das incisões ficam escondidas, e dificilmente são notadas. Os resultados já começam a aparecer assim que os curativos são retirados.

Se você se sente na necessidade de realizar este procedimento, entre em contato conosco e marque uma consulta. Vamos conversar para alcançar suas expectativas.

Por favor preencha todos os campos! Seus dados foram enviados.

Assine nossa
Newsletter

Contato