Blog

O que diferencia a cirurgia plástica

O tema pode parecer um pouco polêmico, mas é importante falar sobre o assunto para que as pessoas possam ter um entendimento completo sobre o que vem acontecendo no mercado. Há uma infinidade de ofertas de procedimentos médicos e estéticos que não são feitos por especialistas, onde o maior problema disso tudo é a saúde e a vida do próprio paciente. Muito mais do que defender nossa classe médica o intuito desse post de hoje é levar informação para a sociedade.

 

A cirurgia plástica pode ser utilizada para fins reparadores ou estéticos, sendo que esta segunda opção é amplamente mais procurada que a primeira. O objetivo de uma cirurgia plástica estética geralmente não está associado a saúde em si, mas sim ao bem estar e a autoestima, para que as pessoas se sintam melhor com seu corpo e sua aparência. E o primeiro alerta é que, mesmo não sendo a saúde o ponto principal desse procedimento, precisamos entender que qualquer cirurgia coloca em risco a vida do paciente.

 

Clínicas de estética e franquias do segmento têm se proposto a oferecer alguns tipos de procedimentos que substituiriam as cirurgias plásticas. Profissionais não médicos também têm trazido para o mercado algumas práticas bastante perigosas à saúde dos pacientes. O resultado disso tem sido uma certa banalização do que de fato vem a ser uma cirurgia plástica e suas consequências, criando uma falsa sensação na sociedade de que estes procedimentos são simples e podem ser praticados em qualquer lugar ou por qualquer pessoa.

 

Cirurgias plásticas precisam ser feitas em centros cirúrgicos com aparato suficiente para qualquer intercorrência médica que possa surgir no meio do procedimento. O profissional médico é quem está habilitado a manejar o paciente, e as cirurgias plásticas geralmente ocorrem com uma equipe de profissionais altamente capacitados para exercer tal função. Cirurgião plástico responsável, cirurgião plástico assistente, anestesista, instrumentador e enfermeiros compõe a equipe que estará assistindo o paciente. Não raro chegam aos consultórios de cirurgiões plásticos pacientes buscando por cirurgias reparadoras para corrigir verdadeiras atrocidades realizadas em ambientes despreparados e por pessoas sem qualificação para tal.

 

Outro alerta é quanto empresas intermediadoras que são responsáveis por captar pacientes geralmente com promessas de preços baixos e parcelamentos de operadoras de crédito. Muitas dessas empresas utilizam práticas consideradas ilegais pelo Conselho Federal de Medicina. Quando a oferta é muito discrepante há sempre do que se desconfiar. O alerta financeiro é outro ponto determinante na decisão do paciente. Se o valor real de mercado não é pago numa ponta certamente ele será cobrado depois, seja pela qualidade do material, pela qualificação profissional, pelo conhecimento, pelo cuidado, pela segurança, enfim.

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem se esforçado para regular o mercado com práticas adequadas, fiscalização e conhecimento com um vasto calendário de eventos científicos para a constante atualização. Enquanto outras áreas profissionais têm extrapolado a barreira de suas áreas de atuação, os cirurgiões plásticos têm se capacitado cada vez mais para trazer ao mercado técnicas modernas, seguras e eficazes para seus pacientes. Por isso é importante ficar de olho e saber que há um conjunto de informações a serem avaliadas ao se decidir pela realização de uma cirurgia plástica.

 

Por favor preencha todos os campos! Seus dados foram enviados.

Assine nossa
Newsletter

Contato