Blog

Pensando em colocar silicone? 16 coisas que você precisa saber sobre a mamoplastia de aumento

O procedimento para colocar silicone nas mamas é muito popular entre as mulheres, ficando atrás apenas da lipoaspiração. A cirurgia de aumento da mama, também conhecida como mamoplastia de aumento, implanta o silicone para dar volume aos seios ou restaurá-los após perda de peso ou gravidez.

Uma das razões mais comuns para se buscar o implante de silicone é a autoestima. Muitas mulheres sentem-se insatisfeita com o volume e forma dos seios, chegando a afetar sua relação com o espelho. Confira algumas dúvidas comuns de quem quer fazer essa cirurgia:

 

  • Tem idade mínima ou momento ideal para colocar silicone?

Não existe idade mínima. O que interfere na escolha do momento da cirurgia é se há formação completa das mamas (glândulas mamárias).

O momento ideal será sempre respeitando a individualidade e desejo de cada paciente. Já refletiu sobre isso? Qual é o seu momento?

 

  • Colocar silicone levanta peitos caídos?

Colocar silicone não vai corrigir seios severamente caídos. O silicone apenas preenche a mama que se tornou flácida. Para elevar as mamas é necessária a cirurgia de mastopexia, que pode ser com ou sem o implante de silicone.

 

  • Qual o tamanho ideal de implante de silicone? Eu posso escolher meu silicone de acordo com o implante que uma amiga colocou e eu gostei?

Alguns fatores guiam a escolha do tamanho mais indicado do silicone. Entre eles estão as medidas das mamas, proporções de altura, ombros, tórax e quadris. Evidentemente deve-se levar em consideração, ainda, a capacidade elástica da pele dos seios. Adequando, assim, o tamanho do silicone a esses parâmetros e buscando um senso de harmonia estética.

Os implantes não possuem a mesma numeração do sutiã (42, 44, P, M,G, etc). O que é levado em consideração são as medidas da largura e da projeção desejada para o seu caso. A partir destes dados é escolhido o implante mais adequado. Ressaltando que os tamanhos de silicone diferem de marca para marca também. Costumo dizer que uma camiseta tamanho “P” de uma marca nem sempre é igual ao tamanho “P” de outra marca.

Os seios de sua amiga podem ser completamente diferentes dos seus e é preciso levar em consideração o tipo físico, altura e peso. Também é importante sabermos que marca e tipo de implante de silicone sua amiga colocou. As dimensões de largura e projeção dos implantes variam com esses dados, por isso o silicone que sua amiga colocou pode não servir de parâmetro para seu caso.

 

  • Qual a melhor opção para colocar silicone: atrás ou na frente do músculo?

Eu sempre gosto de responder a essa pergunta com “na vida não existe sempre e não existe nunca. Tudo depende da indicação de cada paciente.”

A posição do silicone vai ser escolhida de acordo com uma manobra realizada no exame físico do paciente. Através do toque com as pontas dos dedos na pele e na glândula mamária, verifica-se se a espessura dará cobertura suficiente ao silicone. Caso haja essa cobertura, que geralmente encontra-se em mais de 90% dos casos, opta-se pela colocação do silicone retroglandular – a frente do músculo. Se não houver essa cobertura opta-se pela posição do silicone retromuscular – atrás do músculo, para que o músculo dê essa cobertura.

Ressaltando que nenhuma das duas posições previne a queda da mama.

 

  • Qual é o maior implante: silicone de projeção alta ou super alta?

O silicone de projeção super alta não é necessariamente maior que o silicone de projeção alta.  O termo alta e super alta é referente à projeção e consistência do gel e não está avaliando o diâmetro dos implantes, sendo que nos implantes super altos o diâmetro é inferior em relação ao alto. Geralmente a indicação dos implantes super alto é para pacientes de tórax estreitos e pacientes bem magras.

 

  • Qual tipo de anestesia é utilizada na cirurgia de colocação de silicone?

Pode ser realizada por anestesia geral ou por anestesia por bloqueio peridural e sedação intravenosa. Em ambos os casos o paciente dormirá por todo o procedimento. A escolha do tipo de anestesia é feita pelas nossas equipes anestésicas conforme o tempo cirúrgico, a complexidade do procedimento e a individualidade de cada pessoa. Sendo sempre escolhido o que for mais seguro para cada paciente.

 

  • É preciso dormir no hospital após a colocação do implante de silicone? Quanto tempo depois da cirurgia pode ir para casa?

A internação para este tipo de cirurgia é em formato Hospital Dia. Assim sendo, o paciente opera e, após recuperação da anestesia, pode ser liberado.

A recuperação da anestesia dura em torno de seis horas após a cirurgia. Quando o paciente acorda, se alimenta e recebe alta.

 

  • Após a cirurgia, quanto tempo é preciso ficar com os movimentos dos braços limitados?

A movimentação dos braços vai sendo liberada pelo médico ao longo da recuperação nos retorno pós-operatório. Se a paciente estiver tomando os cuidados recomendados e a recuperação evoluir bem, geralmente segue essa sequência:

Infografico movimentação dos braços - colocar silicone - mamoplastia de aumento

 

  • Por quanto tempo é preciso usar sutiã modelador depois de colocar silicone?

O ideal é usar o sutiã modelador pelo menos um mês após a cirurgia.

  • Quanto tempo depois da cirurgia pode voltar a fazer exercícios, a trabalhar e a dirigir?

– Depois de 21 dias é possível fazer exercícios leves e que não mexam nas mamas, como caminhadas e bicicleta ergométrica (com as mãos relaxadas no colo).

Corrida e musculação só podem ser retomadas após 60 dias.

– Em seis ou sete dias é possível voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço físico e não se exponha ao calor, o que aumenta as chances de formar inchaço.

– O ideal é voltar a dirigir entre período de 20 a 30 dias de pós-operatório.

 

  • Quanto tempo depois de colocar o silicone posso andar de avião/viajar?

A espera para realizar viagem de avião após uma cirurgia dependerá do tipo de cirurgia e anestesia feita.

As cirurgias feitas com anestesia geral não oferecem preocupações adicionais. Já no caso das cirurgias feitas com raquianestesia ou peridural é preciso aguardar duas semanas.

 

  • Como é a cicatriz de uma colocação de implante de silicone? Fica muito evidente?

No geral, a cicatriz para colocar o silicone é discreta e pequena. O corte para colocação do silicone normalmente é feito sob a mama (no sulco entre o seio e o tórax). Pode também ser feito ao redor da aréola com incisão em meia circunferência ou na axila.

 

  • A cirurgia de implante de silicone altera a sensibilidade da mama e do mamilo?

Logo após a cirurgia, o paciente pode sentir certa dormência e insensibilidade em algumas áreas da mama. São sintomas normais e que persistem por um período variável, devido ao inchaço da cirurgia.

Com o passar do tempo, a sensibilidade da mama voltará ao normal. Da mesma forma, o mamilo poderá apresentar reações de aumento ou diminuição da sensibilidade que voltarão ao normal algumas semanas ou meses após a cirurgia.

Ressaltando que cada mama tem uma recuperação e que nunca são exatamente iguais, inclusive na recuperação.

 

  • Implantes de silicone tem validade? Vai ser preciso trocar?

Os órgãos reguladores de saúde orientam que a troca de qualquer implante médico (prótese cardíaca, prótese ortopédica de joelho, implantes de silicone, etc) deve ser realizada após 10 anos da sua implantação. Isso porque há um padrão de degradação do material.

Apesar das normas dos órgãos reguladores de saúde, observa-se hoje em dia que a tecnologia dos implantes mamários possibilitou menores índices de degradação e menores taxas de contratura capsular, que são as causas de troca dos implantes. Dessa forma, o que se tem visto é que podemos prolongar este período de troca em 10 anos desde que o paciente não tenha queixas (dor ou alteração de formatos nas mamas) e faça o controle periódico com o  médico a cada dois anos e caso necessário o mesmo solicitará exames radiológicos (ultrassonografia ou ressonância magnética de mamas)

Na prática clínica, o silicone não tem prazo exato de validade. Porém, os fabricantes nas suas embalagens orientam troca em 10 anos, assim como os órgãos reguladores de saúde.

 

  • Qual a diferença entre os implantes de silicone atuais e as mais antigos?

Os implantes mais antigos, usados nas décadas de 1980 e 1990, possuíam um silicone mais líquido, eram mais lisos e tinham um revestimento mais fino. Hoje em dia são mais consistentes e o preenchimento lembra uma gelatina. Ainda assim, são bem maleáveis e macios ao toque.

No mercado de hoje existe um silicone de alta tecnologia, que foi projetado para atender uma demanda de mulheres que gostariam que seu implante transparecesse mais natural. O gel deste implante assume as características do decúbito do paciente (estar em pé ou estar deitado), distribuído conforme uma mama natural, mas sem perder as características de um implante redondo.

 

  • O silicone impede a amamentação?

Não há influência na amamentação, pois as glândulas mamárias são descoladas do músculo peitoral e não tem contato com o local onde os implantes ficam posicionados.

 

Se você se sente na necessidade de realizar uma mamoplastia de aumento, entre em contato conosco e marque uma consulta. Vamos conversar para alcançar suas expectativas.

Por favor preencha todos os campos! Seus dados foram enviados.

Assine nossa
Newsletter

Contato