A cirurgia da face ou lifting facial, é o procedimento cirúrgico que faz a reparação do processo de envelhecimento por meio da reestruturação e reposicionamento dos componentes da face. Com o passar dos anos, a flacidez de pele interfere na posição originária dos músculos pelo enfraquecimento das estruturas ligamentares realçando a velhice até mesmo em pessoas relativamente jovens.
O objetivo do lifting facial moderno é a mínima retirada de pele, priorizando o reposicionamento das estruturas da face, evitando assim os antigos estigmas da face operada, e proporcionando a mais pessoas a oportunidade de olhar para si mesmas satisfeitas com a própria imagem.
A cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento, tais como:
A cirurgia de lifting facial pode ser realizada em conjunto com a cirurgia das pálpebras.
Pode ser realizada com anestesia local com sedação intravenosa ou anestesia geral, sendo essa uma escolha de nossas equipes anestésicas conforme o tempo cirúrgico, a complexidade do procedimento e a individualidade de cada pessoa. Sendo sempre atendido o que for mais seguro para cada paciente.
Medicamentos de sedação intravenosa e anestesia geral serão administrados durante a cirurgia, de acordo com as necessidades de cada procedimento.
A incisão geralmente começa na região temporal seguindo o pé do cabelo (incisão pré pilosa), se estende à região pré auricular sobre o tragos ou a frente do tragos, desloca posteriormente à orelha adentrando ao couro cabeludo ou seguindo a linha do cabelo conforme a necessidade do vetor de tração de pele.
Depois da pele descolada se reposiciona as estruturas por meio de ligação com fios ou pontos separados, com fios absorvíveis e inabsorvíveis. O tratamento do pescoço é realizado com a tração póstero superior da região lateral da face e por uma incisão mediana localizada na região inferior do queixo para reposicionamento e retirada das bandas platismais para correção da papada.
As linhas de incisão do lifting facial ficam escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido ao cicatrizarem.
O tempo de recuperação é muito individualizado. Sendo que o edema (inchaço) e os hematomas (roxos) que por ventura ocasionarem, irão gradativamente se dissolverem à partir da primeira semana sendo desfeito por completo aproximadamente com 20 a 30 dias de cirurgia.
Orienta-se um repouso relativo por 15 dias, retornando as atividades diárias gradualmente.
Após passado o prazo de dissolução do edema que pode durar de 06 meses a 01 ano, alcança-se o resultado definitivo da cirurgia. Com a manutenção de um estilo de vida saudável e cuidados com a pele, tem-se um prolongamento do resultado por anos.